Notícia

02/08/2018

Chef Rodrigo Bellora representa o estado no festival Fartura São Paulo

Para o festival de Comidas do Brasil, dias 4 e 5 de agosto, ele vai cozinhar seu clássico matambre recheado com pinhão

 

Um encontro de experiências gastronômicas únicas, reunindo em dois dias ingredientes e cozinheiros dos quatro cantos do país. O festival Fartura – Comidas do Brasil chega a São Paulo nos dias 4 e 5 de agosto e o chef Rodrigo Bellora, do Valle Rustico, vai representar o Rio Grande do Sul com a sua Cozinha de Natureza. Sua culinária sazonal e da terra será representada por um prato que tem como estrela o pinhão: ingrediente enraizado na culinária gaúcha, mas com enorme potencial gastronômico subaproveitado.

Usada por tribos guaranis e caingangues do Sul antes mesmo da colonização europeia, a semente da araucária faz parte da memória afetiva de nossas infâncias e das tradições invernais do Rio Grande do Sul. No Valle Rustico restaurante, o chef Rodrigo Bellora propõe um novo olhar para ingredientes como o pinhão, fortalecendo as relações com o pequeno produtor, que se perdem no contexto da atividade agrícola de alta intensidade.

Com novos usos gastronômicos para o pinhão, Bellora estimulam a conservação e ampliação das agroflorestas, além da atividade de extrativismo sustentável. Isso coloca o restaurante e – por consequência – todo o seu público em um patamar mais elevado de responsabilidade com as espécies nativas e as famílias que dependem delas. A receita de matambre recheado com pinhão que ele vai apresentar no Fartura São Paulo remonta aos primórdios da cozinha campeira gaúcha e suas relações com a cultura hispânica pelas fronteiras com o Uruguai. Para chegar a essa receita, o chef Rodrigo Bellora foi em expedição aos Campos de Cima da Serra e participou ativamente do processo de coleta de pinhão junto a famílias extrativistas. 

Rodrigo Bellora cozinha no Fartura São Paulo no espaço Chefs e Restaurantes. O evento vai ser no Jockey Club de São Paulo. Para mais informações, acesse www.farturabrasil.com.br.

 

 

Mais sobre o Valle Rustico:

www.facebook.com/vallerustico

www.instagram.com/vallerustico

http://www.vallerustico.com.br/

A camiseta do VR que todo mundo ama, aqui: http://bit.ly/camisetaVR