Notícia

03/01/2019

Natureza e técnica nos novos menus do Valle Rustico

 

Restaurante do chef Rodrigo Bellora no Vale dos Vinhedos passa a atuar com duas opções de menu degustação: de 6 e 10 etapas

 

O restaurante Valle Rustico estreia novo sistema de menus nesse começo de ano, inspirados na Cozinha de Natureza que o chef Rodrigo Bellora pratica desde a criação do restaurante, há quase 10 anos. Sempre uma surpresa para os clientes, o serviço passa a funcionar com duas opções de menu degustação, de seis ou 10 etapas. Os pratos são refletem a identidade do chef, exaltando sempre ingredientes orgânicos, frescos e de altíssima qualidade.

A primeira opção tem seis etapas e se chama Menu Natureza. É totalmente baseado na filosofia Quilômetro Zero. Ou seja: todos os ingredientes são cultivados no Valle Rustico ou vêm de produtores muito próximos ao restaurante. Esse conjunto de pratos apresenta ao cliente a biodiversidade local e o trabalho do chef Rodrigo Bellora na preservação da herança gastronômica da região. É usado um grande número de frutas nativas, Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), sementes crioulas e mel de abelhas nativas sem ferrão.

Mais conceitual e refletindo uma gastronomia mais contemporânea e refletindo as expedições do chef Rodrigo Bellora pelo Brasil, o Menu Experiência tem 10 etapas, com valorização dos produtos de origem e reinterpretação de receitas tradicionais.  Em ambos os casos, a sazonalidade de ingredientes delimita a sequência de pratos a cada semana. São menus-surpresa, mas sempre respeitando eventuais restrições do cliente.

 

Da roça à mesa

Mais que um restaurante, o Valle Rustico é uma pequena propriedade rural incrustada no coração da Serra Gaúcha, no interior de Garibaldi. Como referência da ecogastronomia no Brasil, o chef Rodrigo Bellora defende uma culinária sazonal e da terra, que nasce em torno da agricultura familiar e ingredientes locais. São 10 anos de história a serem completados em 2019.

Para chegar a receitas com identidade única, o Valle Rustico conta com uma rede de fornecedores com mais de 30 produtores locais, mas uma parte importante dos ingredientes é cultivada na roça do próprio restaurante e compartilhar o cotidiano da propriedade faz parte dos valores do Valle Rustico. Em cada prato, o chef Rodrigo Bellora confere o merecido protagonismo a ingredientes não-usuais na alta gastronomia.

Como líder local do movimento Slow Food, o chef Rodrigo Bellora conduz seus processos sempre buscando o alimento bom, limpo e justo. O Valle Rustico cultiva e transforma os ingredientes: do leite da vaca Bella é feita a coalhada da casa, a manteiga, o doce de leite e queijos frescos. Ele produz suas próprias pimentas, cachaça e limoncello.

 

Mais sobre o Valle Rustico:

 

www.facebook.com/vallerustico

www.instagram.com/vallerustico

http://www.vallerustico.com.br/

A camiseta do VR que todo mundo ama, aqui: http://bit.ly/camisetaVR

 

Aberto de quarta a sábado para o jantar e nos domingos para almoço

Reservas: (54) 3067-1163, (54) 98123-0080 (whats) ou restaurante@vallerustico.com