Notícia

02/05/2018

Primeira edição do ‘Porcadeiros RS’ movimenta o Vale dos Vinhedos

Cerca de 300 pessoas passaram pelo Valle Rustico no sábado (28), aproveitando um dia de resgate histórico-cultural ao sabor da boa gastronomia típica

 

O aroma da carne suína demoradamente assada sobre a brasa aguçava o paladar. O sol forte provocava a sede por uma cerveja artesanal geladinha. O riso solto compartilhado entre grupos de amigos revelava o clima de confraternização ideal para curtir uma tarde de sábado em meio a natureza. Com esse cenário, a primeira edição do ‘Porcadeiros RS’ reuniu cerca de 300 participantes no Valle Rustico, no Vale dos Vinhedos, para momentos de diversão. A programação ocorreu do meio dia às 20h do dia 28 de abril.

Quem participou do encontro pôde experimentar delícias como sanduíche de porchetta, porco ao mar, costelinha, matambrito e porco inteiro com acompanhamento. Comandando a cozinha a céu aberto, o chef anfitrião, Rodrigo Bellora, recebeu os chefs convidados Rosane Radecki, Altemir Pessali, Tiago Misturini, Pedro Matos, Giordano Tarso, Marko Culau, Carlos Kristensen, Marcos Livi, Rene e Vanessa Seifert. Também houve degustação de cervejas artesanais, espumantes, vinhos e de sucos naturais.

Ao som de Trio Gaúcho e amigos, o público revisitou o espírito de integração e confraternização que marcava os encontros dos tropeiros de porcos pelos pampas da Serra gaúcha – profissionais que, no passado, realizaram um trabalho muito importante para o desenvolvimento da região Sul do Brasil, conduzindo os animais e preparando-os para o abate. “Tivemos um momento muito valioso de resgate histórico e cultural, e também uma reconexão das pessoas com a origem dos alimentos – tudo isso de forma muito espontânea, descontraída, reunindo boa comida, bebida, música e muita diversão – foi um exemplo vivo de como a gastronomia pode e deve exercer função social na vida das pessoas, e precisa ser aproveitada como tal”, avalia Bellora.

O próximo evento na agenda do Valle Rustico é o Burger & Beer, agendado para o mês de setembro.