Notícia

05/04/2018

Primeira edição do “Porcadeiros RS” na Serra gaúcha será neste mês

 

Evento temático com carne de porco ocorrerá no jardim do restaurante Valle Rustico, dia 28 de abril

 

Uma nova proposta de celebração gastronômica chega à Serra Gaúcha no dia 28 deste mês – é o primeiro “Porcadeiros RS”, tematizado pela valorização de diferentes pratos à base de carne suína. O encontro, promovido pela chef do restaurante paranaense Girassol, Rosane Radecki, em parceria com o chef do Valle Rustico, Rodrigo Bellora, será das 12h às 20h, no jardim do restaurante gaúcho (Linha Marcílio Dias, 15 da Graciema – Vale dos Vinhedos), com boa comida e bebida, além de atração musical ao vivo. Outros chefes convidados também devem participar da programação.

A inusitada proposta resgata como elemento de inspiração a história do ‘porcadeiros’, tropeiros de porcos que realizaram um trabalho muito importante para o desenvolvimento da região Sul do Brasil, no qual os animais eram tropeados e engordados no pinhão antes do abate. “Reproduzindo essa ideia, criamos um grupo de cozinheiros, chefs, padeiros e amigos que, juntos, como uma tropa, fazemos eventos sempre utilizando a carne de porco, de preferência o Moura ou outra espécie crioula. Temos como principal objetivo reunir amigos para cozinhar juntos e levar história e cultura aos nossos eventos”, explica a chef Rosane Radecki, responsável pelos sabores servidos no tradicional restaurante situado na BR-277, no município de Palmeira (PR).

Partidário de uma cozinha carregada de histórias, Rodrigo Bellora, chef do Valle Rustico, comemora a inclusão da atividade na agenda de eventos gastronômicos da Serra gaúcha. “Toda vez que abrimos espaço para esse tipo de promoção estamos incentivando a reconexão das pessoas com o alimento, suas origens. Mais do que pratos, no ‘Porcadeiros’ vamos proporcionar uma experiência única de contato com parte de nossa cultura e tradição. É algo carregado de grande cultura e história”, diz.

O menu do “Porcadeiros RS” promete deliciar os visitantes. Será servido sanduíche de porqueta costelinha no menarosto, matambrito e porco inteiro com acompanhamento. Para harmonizar com o cardápio, haverá cervejas artesanais e vinhos. Embalando a programação, as músicas de Fabio Soares e banda prometem animar o jardim do Valle Rustico.

 

SERVIÇO

Data: 28 de abril

Horário: 12h às 20h

Local: Valle Rustico (Linha Marcílio Dias, 15 da Graciema – Vale dos Vinhedos)

Ingresso: R$ 50 por pessoa (dá direito a dois lanches) disponível em link Sympla

Menu: sanduíche de porqueta; costelinha ao molho barbecue no menarosto; porco inteiro + acompanhamento; matambrito

 Informações: restaurante@vallerustico.com