Notícia

20/07/2018

Valle Rustico é anfitrião em programa mundial de intercâmbio em fazendas orgânicas

 

Mais que um restaurante, o Valle Rustico é uma pequena propriedade rural encrustada no coração da Serra Gaúcha. Como expoente da ecogastronomia, o chef Rodrigo Bellora defende a agricultura familiar e os ingredientes locais: num conceito que ele próprio denomina como “Cozinha de Natureza”. Pra chegar a um menu com identidade, o Valle Rustico conta com uma rede de fornecedores com mais de 30 produtores locais, mas uma parte importante dos ingredientes é cultivada no próprio Valle Rustico e compartilhar o cotidiano da propriedade faz parte dos seus valores.

Com frequência, o Valle Rustico recebe estudantes em estágio e intercambistas de todo o mundo interessados em conhecer a gastronomia e as práticas. Como anfitriões do Wwoof, um programa mundial de intercâmbio a propriedades orgânicas, o Valle Rustico hospedou nesse mês a chef de cozinha carioca Ana Carolina Vereza. Ela queria aprender mais sobre hortas e dar um uso melhor ao quintal de casa, na Ilha do Governador. Por meio do Wwoof, ela veio passar três semanas no coração do Vale dos Vinhedos, absorvendo conhecimentos e a disciplina de uma produção agrícola totalmente orgânica.

Ana Carolina conta que sua ideia de gastronomia passa por cozinhar alimentos que não façam mal às pessoas e, mais que isso, que ajudem em eventuais restrições. Ela veio especialmente interessada no trabalho do Valle Rustico com Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC), sementes crioulas e compostagem, e pretende aplicar essas vivências em seu trabalho com cozinha natural. “Sem dúvida, achei o que vinha buscar. Aprendi muito sobre o trato do solo e a interação entre as espécies. Por onde você olha, existe alimento. Foi uma experiência fascinante”, conta.

A área do Valle Rustico, na parte do Vale dos Vinhedos que pertence a Garibaldi, tem 12 hectares. Hoje, três deles são plenamente produtivos, com o cultivo de hortaliças, legumes, frutas e criação de animais: do trigo ao milho crioulo, passando pela criação de vacas, ovelhas, galinhas e porcos. Pela Cozinha de Natureza que serve aos clientes, recentemente o Valle Rustico foi eleito o melhor restaurante da Serra Gaúcha de gastronomia variada pela Veja Comer&Beber.

 

Mais sobre o Valle Rustico:

www.facebook.com/vallerustico

www.instagram.com/vallerustico

http://www.vallerustico.com.br/

A camiseta do VR que todo mundo ama, aqui: http://bit.ly/camisetaVR

Atendemos de quarta à sábado para o jantar e aos domingos, para o almoço. Reservas são bem-vindas: (54) 3067-1163, (54) 98123-0080 (whats) ou restaurante@vallerustico.com