Cultura Agrícola

Cozinha de Natureza

 

Seguindo os conceitos de ecogastronomia preparamos uma refeição para apreciares em etapas, desfrutando do aroma e sabor dos pratos. Somos defensores de criações mais saudáveis, da boa comida, de dedicar o tempo à mesa e do ritmo mais lento que nos permite desfrutar os momentos de nossas vidas. Oferecemos uma ligação com a natureza que visa surpreender pela simplicidade, excelência e qualidade.

Recuperamos técnicas antigas de preparo e o compartilhamos os saberes ancestrais. Trabalhamos com 35 famílias de agricultores locais e envolvemos milhares de pessoas em todo esse processo de reencontro com a harmonia com ecossistemas. Evitamos grandes distâncias porque acreditamos que o melhor alimento nasce mais próximo de casa. Cuidamos do nosso produtor como cuidamos dos nossos familiares. Nossa equipe é nossa família.

O preparo dos pratos começa quando identificamos produtores dispostos a mudar para o caminho da biodiversidade, da valorização do produto integral, do menor processamento e do carinho com as pessoas. Nossa missão é difundir a cozinha que une agricultura à gastronomia, quebrando paradigmas tradicionais, para ofertar o alimento local executado conforme a cozinha contemporânea. Apresentando ao cliente uma experiência gastronômica.

Conheça Nossa

História

No final de 2007, a meia colônia da família, que antigamente produzia uva, milho e frutas diversas estava abandonada. A casa quase centenária ficava à mercê dos cupins e a história começava a se apagar. Nesta época, o bacharel em Turismo, Rodrigo Bellora, que estava trabalhando na Bahia, voltou para a região e resolveu assumir os 12 hectares com a idéia inicial de um empreendimento de turismo de aventura, pousada e restaurante.

Em 2008 o Valle Rustico deu seus primeiros passos em busca da filosofia que impera até hoje: oferecer convívio com a natureza, produzir alimentos saudáveis e surpreender os clientes com simplicidade excelência e qualidade dos pratos.

Interação que deu certo enquanto a casa atendia somente quatro mesas, mas que a partir do aumento da clientela, começou a faltar espaço tanto na cozinha quanto no salão. Momento em que decidiu colocar o projeto na ponta do papel e investir.

O menu inicial do Valle Rustico foram as pizzas artesanais com uma fórmula exclusiva de massa fina, crocante e leve e que era oferecida em 10 sabores e um sucesso entre os clientes.

Risotos, massas, carnes exóticas e polentas formaram o cardápio inicial que era semanalmente revisado para melhor utilizar tudo que é produzido na nossa horta, bosque e produtores locais.

O conceito do restaurante difere da maioria encontrada na região, imperando as filosofias de slow food e enogastronomia que tornaram o restaurante interessante e diferenciado.

Oferecer experiencias através de sabores, aromas, sabores, sons e sentimentos.

Cozinhar com criatividade em busca do melhor sabor na simplicidade dos alimentos locais harmonizado com vinhos regionais.

Para mim, para minha equipe e para todos consumidores exigentes, que tem sentimento de valorizar o produtor o alimento deve ser:

 

BOM

apetitoso, saboroso, fresco e capaz de estimular os sentidos

 

LIMPO

sem exigir demais dos recursos da terra, seus ecossistemas e meio-ambiente e sem prejudicar a saúde humana

JUSTO

respeitar a justiça social, o que significa pagamento e condições justas para todos os envolvidos no processo