top of page

A Cozinha de Natureza do chef Rodrigo Bellora

Faz 15 anos que o chef Rodrigo Bellora empreendeu no Vale dos Vinhedos, quando a região ainda não era a potência turística que é atualmente. Foi com o Valle Rustico, sua primeira casa, que foi trabalhando e repensado sua gastronomia até chegar a uma forte assinatura de cozinha autoral. Como forma de pensar e criar a gastronomia, Bellora idealizou o conceito Cozinha de Natureza, onde busca valorizar os ingredientes da região, os produtores locais e fomentar o protagonismo da qualidade do ingrediente no prato, aliado a técnica e serviço. "É na Natureza que inspiração, referencial e insumos, quando percebi que poderia trabalhar com ingredientes sazonais e sempre que possíveis orgânicos e locais, movimentei uma rede de produtores e fez o trabalho ter ainda mais sentido", destaca o chef. O movimento Slow Food foi também inspirador para o chef que passou a pensar em sabores buscando os saberes da cultura, conhecendo produtores próximos e resgatando alimentos e preparos.

Atualmente, o Valle Rustico serve um menu único, chamado Menu Natureza, que traduz a filosofia de trabalho do chef em meio a paisagem de um entorno verde e preservado, onde a história da localidade pode ser conhecida na arquitetura da casa centenária que o abriga. Além disso, harmoniza com os vinhos de uma carta 100% com rótulos brasileiros (em sua maioria locais). "Não faria sentido o restaurante se preocupar apenas com os produtores locais ao nível de ingredientes, mas levamos a filosofia também para as cartas de vinhos e outras bebidas", destaca Bellora.


crédito | Marcos Moreira

Cultura e alimentação estão totalmente interligados, e por isso, manter sua filosofia de trabalho é o ponto mais importante para Bellora quando se trata de amplificar a sua gastronomia no Brasil e no mundo. Nos últimos quatro anos, Bellora abriu outros quatro restaurantes na Serra Gaúcha: o Guaraipo e a Tubuna (com nomes inspirados nas abelhas nativas que são outra grande bandeira em seu trabalho), e mais recentemente o Apino e a Grimpa, ambos no Vale dos Vinhedos. "Cada espaço tem sua identidade e propostas diferentes, mas conecto elas exatamente quando falo do ingrediente e preparos artesanais, fazendo essa Cozinha de natureza acontecer de fato", finaliza. Atualmente, além dos seus cinco restaurantes, Bellora também assina os menus de outros restaurantes como o da vinícola Casacorba e os do grupo Casa Hotéis: Wood, Alma RS, Bistrô da Varanda, La Caceria e Vinolab.

bottom of page